Revolução das Criptomoeda, a tecnologia mudou a maneira como as pessoas trabalham, se comunicam, fazem compras e até pagam por mercadorias.
Empresas e consumidores nem sempre preferem dinheiro e esse comportamento está dando lugar a pagamentos sem contato, como o Apple Pay.
Com a rápida onda de um smartphone, os consumidores podem pagar pelos itens nos registros digitais. Agora, um novo sistema de pagamento está surgindo.
Provavelmente todo mundo já ouviu falar sobre Bitcoin agora. Foi a primeira criptomoeda a se tornar popular, mas outras estão crescendo em popularidade.
Existem mais de 2.000 tipos diferentes de criptomoedas e mais são desenvolvidas todos os dias.
Pesquisas sugerem que a maioria das pessoas já ouviu falar em criptomoeda, mas não entende completamente o que é. Então, o que é isso, é seguro e como você investe nele? Para ajudar, responderemos a essas perguntas. Pense nisso como o Cryptocurrency Investing 101.
O que é criptomoeda?
A criptomoeda é um sistema de pagamento digital que não depende de bancos para verificar transações.
É um sistema ponto a ponto que pode permitir que qualquer pessoa, em qualquer lugar, envie e receba pagamentos. Em vez de ser dinheiro físico transportado e trocado no mundo real, os pagamentos em criptomoeda existem apenas como entradas digitais em um banco de dados online que descreve transações específicas.
Quando você transfere fundos de criptomoeda, as transações são registradas em um razão público. Você armazena sua criptomoeda em uma carteira digital.
A criptomoeda recebeu esse nome porque usa criptografia para verificar transações.
Isso significa que a codificação avançada está envolvida no armazenamento e na transmissão de dados de criptomoedas entre carteiras e para registros públicos. O objetivo da criptografia é fornecer segurança e proteção.
Quão segura é?
As criptomoedas são geralmente construídas usando a tecnologia blockchain. O Blockchain descreve a maneira como as transações são registradas em “blocos” e o horário marcado.
É um processo técnico bastante complexo, mas o resultado é um livro digital de transações de criptomoeda que é difícil para os hackers adulterar.
Além disso, as transações exigem um processo de autenticação de dois fatores. Por exemplo, você pode ser solicitado a inserir um nome de usuário e senha para iniciar uma transação.
Em seguida, pode ser necessário inserir um código de autenticação enviado por texto para o seu telefone celular pessoal.
Embora os títulos estejam em vigor, isso não significa que as criptomoedas não podem ser hackeadas.
De fato, vários hacks de alto custo custaram muito às startups de criptomoedas. Os hackers atingiram Coincheck no valor de US $ 534 milhões e o BitGrail por US $ 195 milhões em 2018. Isso os tornou dois dos maiores hacks de criptomoeda de 2018, segundo a Investopedia.
4 dicas para investir com segurança
Os investimentos sempre são arriscados, mas alguns especialistas dizem que a criptomoeda é uma das opções mais arriscadas, de acordo com o Consumer Reports.
No entanto, as moedas digitais também são algumas das mercadorias mais quentes. No início deste ano, a CNBC previu que o mercado de criptomoedas deve atingir um valor de US $ 1 trilhão até o final de 2018.
Se você planeja investir em criptomoedas, essas dicas podem ajudá-lo a fazer escolhas instruídas.
Intercâmbios de Pesquisa
Antes de investir um dólar, aprenda sobre as trocas de criptomoedas. Essas plataformas fornecem os meios para comprar e vender moedas digitais, mas existem 500 trocas para escolher, de acordo com o Bitcoin.com.
Faça sua pesquisa, leia avaliações e converse com investidores mais experientes antes de avançar.
Saiba como armazenar sua moeda digital
Se você comprar criptomoeda, precisará armazená-la. Você pode armazená-lo em uma bolsa ou em uma “carteira” digital, por exemplo, uma das carteiras de criptografia descritas em nossa postagem no blog Qual carteira de criptomoeda escolher.
Embora existam muitos tipos diferentes de carteiras, cada uma tem seus próprios benefícios, requisitos técnicos e segurança. Como nas trocas, você deve investigar suas opções de armazenamento antes de investir.
Diversifique seus investimentos
A diversificação é a chave para qualquer boa estratégia de investimento, e também é verdade quando você está investindo em criptomoeda.
Não coloque todo seu dinheiro no Bitcoin, por exemplo, apenas porque esse é o nome que você conhece. Existem milhares de opções, e é melhor espalhar seu investimento para várias moedas.
Prepare-se para a volatilidade
O mercado de criptomoedas é volátil, portanto, esteja preparado para altos e baixos. Você verá oscilações dramáticas nos preços.
Se o seu portfólio de investimentos ou o bem-estar mental não conseguir lidar com isso, a criptomoeda pode não ser uma escolha inteligente para você.
A criptomoeda é toda a raiva agora, mas lembre-se, ainda está em sua infância. Investir em algo novo traz desafios, portanto, esteja preparado. Se você planeja participar, faça sua pesquisa e invista de forma conservadora para começar.